
CLIMA
A Natureza & Ciências Ecológicas tem por missão implementar iniciativas, estudos e pesquisas com conhecimentos tecnocientíficos, projetos, programas sociais, ações correlatas e mobilização pública, desenvolvimento e execução de atividades descritas no art. 4º do Estatuto Social e do Regimento Interno para consecução das finalidades e dos objetivos socioinstitucionais.
Esta página do website consolida informações e dados relativos ao clima e suas inter-relações, propaga a preservação e conservação da natureza e do meio ambiente, combate os impactos ambientais, trabalha pela conscientização universal no sentido de assegurar a qualidade de vida das múltiplas espécies no planeta Terra.
Impactos Ambientais
O artigo primeiro da Resolução nº 1, de 23.01.1986, do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, define:
Art. 1º - Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II - as atividades sociais e econômicas;
III - a biota;
IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V - a qualidade dos recursos ambientais.
A Natureza & Ciências Ecológicas considera que a irresponsabilidade pelas ações e condutas destrutivas e os consequentes impactos ambientais graves e irreversíveis registrados na natureza e meio ambiente são atribuídos principalmente aos seres humanos, provocando alterações das propriedades físicas, químicas e biológicas dos elementos no clima do planeta Terra. Os tipos de impactos ambientais estão associados ao desenvolvimento das nefastas atividades humanas realizadas no meio ambiente, dentre elas, queimadas, desmatamentos, contaminação dos recursos naturais, urbanização, econômicas, produtivas, expansão da agricultura e pecuária, mineração e industrialização.
Os documentários históricos e jornalísticos comprovam diversas atividades humanas responsáveis pelo agravamento das mudanças climáticas globais, através do aumento das emissões de gases de efeito estufa, aumento das temperaturas médias nas regiões do planeta Terra, ocasionando a intensificação dos eventos climáticos extremos como secas prolongadas, terremotos, maremotos, furacões, tornados, tempestades severas e outros.
Clima
As previsões climáticas estão fundamentadas nas características e particularidades das condições atmosféricas nas regiões em estudo, mediante registros em um determinado espaço de tempo, utilizando as tecnologias das estações de sondagem de ar superior (radiossonda), estações meteorológicas de superfície e grandes redes de estações automáticas. O Sistema de Coleta e Distribuição de Dados Meteorológicos considera a localização geográfica, altitude, proximidade do oceano e dos recursos hídricos, temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade dos ventos, pressão atmosférica e chuvas (precipitação).
Equipamentos e aparelhos de última geração com alta resolução, além de imagens obtidas por satélites e processados em computadores, dentro das metodologias internacionais, conseguem projetar o comportamento da atmosfera e antecipar as previsões do tempo.
O planeta Terra registra os tipos de Clima Tropical, Equatorial, Temperado, Árido, Semiárido.
TROPICAL
O clima tropical situa-se na zona intertropical do planeta entre os trópicos de Caranguejo e Capricórnio, predomina em regiões de baixa e média latitude, caracteriza durante o ano pelas temperaturas médias elevadas, identificada a ocorrência da estação quente e chuvosa e outra fria (ou amena) e seca com volume anual de chuvas de 1500 mm em média.
A vegetação do clima tropical é diversa, variando segundo a disponibilidade hídrica e temperatura, sendo formada por florestas tropicais, savanas e campos, que no Brasil corresponde ao Cerrado e à Caatinga, concentrando uma das maiores biodiversidades da fauna com milhares de espécies de aves, mamíferos, insetos, répteis, peixes e anfíbios.
TROPICAL DE ALTITUDE
O clima tropical de altitude predomina nas zonas de relevo elevado do Sul e Sudeste do Brasil, ocorrendo nos estados de Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais com altitude superior aos 800 metros, contribuindo para o registro de menor temperatura anual e a predominância de umidade.
As massas de ar que atuam no Clima Tropical de Altitude são Tropical Continental, Tropical Atlântica e Polar Atlântica, sendo as zonas cobertas por vegetações tropicais como a Mata Atlântica, Mata de Araucárias e Campos de Altitude, cujas características principais são a repetição de chuvas, a reduzida temperatura e a elevada umidade.
EQUATORIAL
O clima equatorial ocorre em regiões de menor latitude do planeta Terra, em regiões próximas ou atravessadas pela linha do equador (ou paralelo de 0°). Motivado por massas de ar quentes e úmidas é caracterizado pelas altas temperaturas durante o ano, elevado índice de umidade do ar e baixa amplitude térmica com ausência de estação seca.
A floresta equatorial caracteriza-se pelo desenvolvimento de vegetação densa e exuberante servida por chuvas bem distribuídas e abundantes, resultando em grande biodiversidade de espécies da fauna e flora.
TEMPERADO
O clima temperado corresponde às zonas temperadas do planeta Terra, situadas entre os trópicos e os círculos polares tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul, sendo classificado em temperado continental, temperado oceânico, mediterrâneo e subtropical, este último tipo predominante nos estados da região sul do Brasil. O clima temperado é caracterizado pela amplitude térmica anual podendo ser acentuada, chuvas anuais bem distribuídas e temperaturas médias amenas, em razão dos raios solares chegarem de forma inclinada à superfície, propiciando, assim, uma menor incidência de calor.
A característica principal dos climas temperados é a distinção anual entre as quatro estações tradicionais, ou seja, primavera, verão, outono e inverno.
A vegetação nestas regiões caracteriza-se pelas florestas decídua temperada e pluvial temperada.
ÁRIDO
O clima árido ou clima desértico é um clima em que se observa excesso de evaporação sobre a precipitação, registrando-se três variações: clima árido quente, clima árido frio e clima árido moderado.
Clima Árido Quente
Os climas áridos quentes são ensolarados, quentes e secos durante o período anual. Esses tipos de clima existem em áreas do sudoeste dos Estados Unidos , do Chile , do interior da Austrália , do Oriente Médio e do norte da África.
Clima Árido Frio
Os climas áridos frios apresentam verões quentes e secos, ainda que menos quentes que os climas áridos quentes, e tendem a apresentar invernos frios e secos. São normalmente encontrados em altitudes mais elevadas do que os climas áridos quentes Os climas frios de deserto estão em regiões dispersas pelo planeta e localizados no deserto da Grande Bacia do oeste dos Estados Unidos , no deserto da Patagônia na Argentina , no deserto de Tabernas em Almeria na Espanha , no deserto de Katpana da Ásia Central, no deserto de Gobi na Mongólia , nos desertos de Kyzyl Kum e Taklamakan.
Clima Árido Moderado
O clima árido moderado apresenta temperaturas amenas durante todo o ano. São encontrados ao longo das costas ocidentais dos continentes em zonas tropicais ou próximo disso: na América do Norte , ao longo da costa do Pacífico, na península da Baixa Califórnia ; na América do Sul , adjacente ao Oceano Pacífico ; no sul do Peru e na capital Lima ; na África , ao longo de partes da costa da Namíbia , Saara Ocidental e Mauritânia ; na Ásia , ao longo da costa da Península Arábica ; na Austrália , ao longo da costa noroeste da costa oeste da Austrália Ocidental.
SEMIÁRIDO
O clima semiárido ou tropical semiárido, uma das variações do clima tropical, está localizado na Zona Tropical do planeta Terra, apresentando propriedades de áreas de alta pressão atmosférica. Caracteriza-se por temperaturas elevadas, baixa umidade relativa do ar, regime pluviométrico irregular, chuvas escassas, períodos prolongados de seca (estiagem), sendo a causa principal no agravamento de questões socioeconômicas, humanitárias e improdutivas na agricultura e pecuária. Relativamente às questões ambientais, a desertificação pode ser considerada a principal delas. No Brasil, o bioma característico é a Caatinga com algumas áreas de Cerrado. As savanas e estepes são as principais formas de vegetação encontradas nas áreas de ocorrência do clima semiárido.